domingo, 16 de maio de 2010
Uma fruta que gera saúde
A goiaba é uma fruta tropical pequena, oriunda do México e da América Central. Atualmente, é cultivada no Caribe, na América do Sul, na Flórida, na Califórnia, no Havaí, no sudeste da Ásia e em partes da África. A fruta pode ser redonda, oval, com formato de pera e pode variar de 2,5 a 10 cm de diâmetro. A casca fina tem uma cor que varia do verde-amarelado ao amarelo-claro e tem um gosto ligeiramente amargo. A cor da polpa pode ser rosa-escuro, amarela, vermelha ou branca.
Goiabas maduras são doces e exalam aroma forte. Elas contêm quase o dobro a mais de vitamina C do que a laranja. Por exemplo, uma goiaba média contém 165 mg de vitamina C, comparada com os 75 mg da laranja fresca. Uma goiaba também contém 256 mg de potássio e 5 g de fibra solúvel, que reduz o colesterol do sangue e auxilia as funções digestivas. Também é uma boa fonte de ácido fólico, fósforo e caroteno.
Como cada fruta fresca tem apenas 60 calorias, é uma sobremesa prática, gostosa e que não engorda. Basta cortá-la ao meio, remover as sementes e servir a polpa. Colocar um pouco de suco de limão por cima cria um ótimo contraste com seu sabor adocicado.
Reconhecemos que está madura quando a casca cede um pouco ao ser pressionada e, como qualquer outra fruta, fica mais saborosa quando amadurece no pé. Quando apanhada verde, amadurece em temperatura ambiente sem nenhum problema. Guardar a fruta em um saco de papel junto a maçãs ou a bananas acelera o processo de amadurecimento.
A cada dia, temos mais ofertas no mercado com produtos à base de goiaba, como: geleias, sucos, goiabada, goiaba cristalizada, polpa, goiaba seca, catchup etc.
O sabor agridoce e o aroma acentuado da goiaba evocam imagens de paraísos tropicais. Aproveite a safra, prepare um delicioso sorvete e curta o verão.
Fonte: Revista Izunome
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário