Tetsuo Watanabe
Presidente de honra da Fundação Mokiti Okada (*)
Cultivo natural de feijão: a agricultura
Existe atualmente um grande interesse pelo consumo de alimentos naturais e livres da toxicidade adquirida pelas práticas da moderna agricultura, que se valem intensivamente de produtos químicos em todo o ciclo de cultivo e produção. A União Européia está decidida a barrar o ingresso desse tipo de alimento e vem regulamentando a entrada de uma série de produtos nos 25 países signatários.
Os agricultores, especialmente os de médio e pequeno portes, se sentem num beco sem saída e procuram por alternativas, uma vez que também sofrem as conseqüências da manipulação de agrotóxicos. Adoecem gravemente por causa da convivência com a química e ainda sentem a pressão de uma parte do mercado consumidor, mais consciente, que exige os alimentos puros.
Esse cenário é recente e não foi por causa dele que a Fundação Mokiti Okada abraçou a causa da agricultura natural. Nossas razões não são meramente de ordem mercadológica. Vão além delas. Nosso objetivo é defender a vida do planeta e de seus habitantes, incentivar sua evolução espiritual e consciente e ajudar a humanidade a viver de acordo com a verdade contida nas leis universais. A produção e a alimentação constituem uma coluna fundamental para a sobrevivência do homem e, por isso, formalizamos um método de agricultura natural.
Esse método foi desenvolvido e divulgado por Mokiti Okada, em 1935. Através da fundação, nos esforçamos para torná-lo disponível para os agricultores brasileiros sem pedir nada em troca nem cobrar nada deles. Nosso desejo sempre foi o de beneficiá-los com a orientação do nosso patrono e induzir à produção de alimentos puros e saudáveis por acreditar que é verdadeira e se consistirá na tábua de salvação da humanidade.
Foi assim que Mokiti Okada vislumbrou, ainda no início do século passado, devido à sua capacidade de se antecipar aos fatos, uma condição típica dos homens sábios e bem inspirados. Sua coragem para contestar a agricultura moderna acabou originando muitas outras correntes, que também pregam contra o uso de adubos químicos e agrotóxicos. Muitas, inclusive, também são adotadas no Brasil.
Mas a agricultura natural é exclusiva de Mokiti Okada e, como o próprio nome diz, ensina que o correto caminho está em obedecer as leis da natureza, em observar a força natural do solo e agir de acordo com o ciclo de vida. É dele o poema: “Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a indiscutível lei do ciclo da vida”.
O terceiro milênio está exigindo uma reforma do pensamento do homem e uma mudança radical nos seus hábitos para que ele possa superar as doenças e catástrofes naturais. A agricultura, aos poucos, precisa retomar seu valor. Não vai tão longe assim o tempo em que, no Japão, as classes sociais mais importantes e respeitadas estavam nessa ordem: samurai, agricultor, artesão e comerciante.
E hoje? Que imagem a opinião pública tem dos agricultores? O que se espera deles? Que prosperidade têm alcançado com seu trabalho? Qual é a importância dada aos alimentos? Será que conhecemos o verdadeiro sabor das frutas, das hortaliças, dos legumes? Como são balanceados para fornecer os nutrientes necessários para a saúde e vitalidade do organismo? Quem ainda acredita que uma boa alimentação é capaz de curar ou até mesmo evitar uma série de doenças, inclusive as degenerativas?
Ao responder a essas perguntas, qualquer um vai perceber a missão espiritual contida na agricultura, o que não invalida o fato de o agricultor trabalhar para obter lucros e ser bem-sucedido. Se a mesma obedecer às leis da natureza vai manter acesos os valores verdadeiros que, por ora, o materialismo está esmagando. Para quem busca resultados imediatos, o raciocínio e conduta materialistas podem ser solução, mas a longo prazo conduzem a uma encruzilhada.
Como essa, de agora: é mudar ou morrer. Felizmente, grande parte da humanidade anseia por mudanças e não está motivada apenas por razões ideológicas; age pelo próprio instinto de sobrevivência. Por esse motivo a Fundação Mokiti Okada, através de seu Centro de Pesquisas e da Korin Agropecuária, tem se dedicado à agricultura natural e está pronta para auxiliar todos que se identificarem com nosso método.
Mokiti Okada
Nasceu em 23/12/1882, em Tóquio, Japão. Sempre foi sensível aos problemas da humanidade. Aprofundou-se em vários estudos para entender a origem dos sofrimentos humanos. Como resultado de muitas pesquisas e com uma imensa sabedoria, instituiu a Igreja Messiânica Mundial. Faleceu em 1955, deixando uma filosofia em que a agricultura natural é adotada como prática para o homem alcançar verdadeira saúde, prosperidade e paz.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário