domingo, 16 de maio de 2010

É muito bom sonhar...




A cultura japonesa considera ser bom sonhar, no primeiro dia do ano, com o monte Fuji, com gavião ou com berinjela, pois são símbolos que trazem sorte e prosperidade. Independentemente do sentido simbólico, a berinjela é um fruto rico em cálcio, ferro, fósforo, e ainda pequenas quantidades de vitaminas A e B5. É originária da China e da Índia, sendo cultivada desde a antiguidade na Ásia. Ela é um dos legumes mais versáteis que existem e está presente em muitos pratos étnicos populares, como as moussakas gregas, o ratatouille francês e o babaganoush do Oriente Médio.

A berinjela sacia e tem baixo teor de calorias; uma xícara contém somente 40 calorias. No entanto, sua textura esponjosa absorve gordura. Quando frita com muito óleo, acumula quatro vezes mais gordura do que a batata frita. As mais saborosas são fi rmes, possuem casca fi na e sabor suave. Algumas podem ter sabor amargo, que é facilmente neutralizado se forem salgadas antes do cozimento. Corte a berinjela em fatias ou em cubos e salpique-os com sal. Deixe descansar por meia hora, escorra e seque com papel absorvente.

Em temperatura ambiente, a durabilidade dos frutos é limitada a dois dias, a partir de quando começam a murchar. Na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, acondicionados em saco plástico. A forma de preparar pode ser recheada ou cozida, grelhada, assada ou guisada. A berinjela pode também ser utilizada para fazer lasanha vegetariana. Faz um par perfeito com alho e azeite.

Revista Izunome

Nenhum comentário:

Postar um comentário