domingo, 16 de maio de 2010

Chegou a hora do homem evoluir espiritualmente


Para a Ciência, o ser humano chegou ao máximo da sua evolução: não deve ficar nem mais forte, inteligente ou saudável do que já é atualmente. Portanto, sobrará mais tempo, energia e disposição para conquistar sabedoria e evoluir espiritualmente.


O geneticista Steve Jones, professor da Universidade de Londres, numa conferência intitulada "O Fim da Evolução Humana", afirmou que, devido aos avanços da tecnologia e da medicina, o tipo de homem que existe nos dias de hoje é o único que haverá daqui para frente – porque os seres humanos não ficarão nem mais fortes, inteligentes ou saudáveis do que já são. A ciência credita esta afirmação a quatro fatores: influências ambientais, mutação, recombinação e seleção natural.


Do ponto de vista científico, o que promove a evolução humana é o fato do indivíduo sofrer mutações genéticas em função da reprodução sexual e do ambiente. Segundo o geneticista, no mundo inteiro, as populações estão cada vez mais interligadas ao mesmo tempo em que as possibilidades de mudanças aleatórias diminuem.


Alguns estudos revelam que há uma diminuição do processo de seleção natural em função da evolução física do homem, mas isso não quer dizer, absolutamente, que a sua vida se encontra numa zona de conforto. “Acredito que vão ocorrer mudanças, mas nossas mudanças não serão físicas, mas mentais", afirmou Jones.


Meishu-Sama (Mokiti Okada) orienta que: “Com o progresso da cultura, os elementos antes necessários tornaram-se desnecessários, pois sofreram uma seleção natural. Neste sentido, é óbvio que nem mesmo o homem pode escapar às leis naturais quando chegar o fim. Qual seria, então, o alvo da seleção natural para ele? Obviamente, é o Mal que existe em seu interior. Como já explanei, na Era que se aproxima, o Mal será uma existência nociva e inútil; portanto, a seleção natural do homem mau é uma consequência também natural.”


Em síntese, no seu processo evolutivo, o homem era semelhante ao animal. Para Meishu-Sama, com a evolução, ele se tornou meio animal e meio humano, isto é, superficialmente ser humano, pois ainda é animal no seu interior. Ele explica que extirpar essa natureza animal e torná-lo um homem do Bem é a Vontade de Deus, que agora se manifesta. E afirma que aqueles que não conseguirem se submeter a ela serão eliminados através da seleção natural.


Nas proposições de Darwin sobre Seleção Natural, está evidente que a sobrevivência é um privilégio dos mais fortes, dos que têm uma capacidade de adaptação às adversidades do meio, superior aos seus semelhantes ou aos seres que, por sua natureza, são capazes de ocupar o mesmo nicho ecológico. Porém, daqui para frente, a força humana não será medida tão e somente pelo aspecto físico do homem, mas por sua condição espiritual.


Portanto, o momento atual é exatamente para a busca incansável da evolução espiritual como condição indispensável no processo de adaptação ao mundo contemporâneo.


O neto de Meishu-Sama e atual líder espiritual da Igreja Messiânica Mundial, Kyoshu-Sama, levanta as seguintes questões: “O caminho que leva à nossa evolução não é a continuação do caminho que a humanidade trilhou até hoje? Será que este caminho não seria o retorno à consciência original, relembrando o Mundo Celestial, que é o local de origem da vida?”


O presidente da entidade, Tetsuo Watanabe, explica que “assim como o que vem da terra retorna à terra, o que vem de Deus retorna a Deus. Isso quer dizer que o corpo físico é formado pelos alimentos que vêm da terra e quando morre, volta para terra. Portanto, a nossa alma, que veio de Deus, tem que retornar a Deus. É isso que Kyoshu-Sama ensina.”


Partindo desse princípio, surge a seguinte dúvida: o que é preciso fazer para retornar a Deus? “Em primeiro lugar, precisamos acreditar nisso e, em seguida, nos esforçar para progredir e evoluir sempre”, responde o Reverendíssimo Watanabe. “Em outras palavras, não conseguiremos retornar a Deus sem o esforço para progredir e nos elevar. Mas tem gente que pensa que não nasceu para progredir. Pensa que nasceu para gozar a vida. Quem coloca o objetivo de viver para gozar a vida, sempre está reclamando, nunca está satisfeito. Porém, quem tem o objetivo de progredir e retornar a Deus, sempre procurando evoluir, conseguirá saborear a verdadeira felicidade do Homem, a cada degrau que subir.”


No entanto, essa evolução espiritual não ocorre de forma linear. “Existem coisas que atrapalham o nosso progresso espiritual, como os preconceitos antigos e as idéias fixas”, esclarece. “Por exemplo, pensamentos de acomodação – ‘Do jeito que estou, para mim, está tudo bem...’ – ou idéias negativas – ‘Mesmo que eu queira me elevar, nunca vou conseguir’ – são pensamentos que limitam a nossa capacidade, mesmo antes de tentarmos fazer algo.”


Então é isso. Mas de onde vêm “esses pensamentos” que impedem as pessoas de progredir? No último mês de março, ele explicou para milhares de brasileiros no Solo Sagrado de Guarapiranga, em São Paulo, SP, que “como o ser humano é a soma de milhares de antepassados, certamente existem muitos que estão acomodados no mundo espiritual, presos aos seus pontos de vista. São antepassados que não tiveram a oportunidade de aprender a Verdade como Meishu-Sama nos ensina. Não aprenderam a aceitar 100% do amor de Deus e viveram ignorando a Sua existência. Por isso deixaram acumular muitas nuvens espirituais, que são a origem da infelicidade.”


Assim, ele ensina que “essas nuvens poderão ser dissipadas pela Luz do Messias, Meishu-Sama, através da ministração e do recebimento de Johrei, da leitura dos Ensinamentos e do servir à Obra Divina. E agora que temos a Prática do Sonen, que se completa com a prática do altruísmo, cabe a nós encaminhar todos esses antepassados, para que se elevem e retornem a Deus junto conosco. Essa é a nossa grande missão.” Enfatiza ainda que: “o progresso, por menor que seja, é capaz de nos dar confiança e coragem para experimentar coisas novas. Este progresso e elevação não são apenas para o crescimento de um só indivíduo, porque ninguém se salva sozinho.”


Receitinha básica


“O caminho para retornar a Deus é o caminho do esforço constante para progredir e se elevar”, resume. “A partícula divina veio de Deus e agora tem que retornar a Ele, ou seja, nascemos para progredir e nos elevar para retornar a Deus.” Portanto, “que tal quebrar as nossas velhas cascas, para sempre progredir?” A opção de experimentar é de cada um. Alcançar um nível mais elevado na condição de um ser humano ou permanecer em níveis de condição animal depende de cada um. Mas é certo que a escolha se resumirá numa única consequência: seleção natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário