
Torna-se necessário, portanto, elevar o caráter do homem por meio da Arte. Naturalmente, esse objetivo será alcançado através da literatura, da pintura, da música, do teatro, do cinema e de outras artes" (Meishu-Sama - fonte: Alicerce do Paraíso, volume 5).
Apreciar uma obra de arte, ouvir uma bela música, assistir a um espetáculo de dança, ler um poema...Práticas como estas podem melhorar o seu dia, proporcionando sensações de alegria, bom humor e felicidade. E a ciência já comprovou: a criação e a apreciação da Arte estimulam a produção de serotonina, substância neurotransmissora responsável pela sensação de bem-estar.
Ainda sob o aspecto científico, ressaltamos a neuroestética, ciência recente que estuda os mistérios da Arte em relação ao cérebro. O neurobiólogo Semir Zeki* afirma: "O prazer que adquirimos pela experiência do Belo, está ligado à aquisição de conhecimento". E ainda: "O conhecimento não é apenas o que se adquire ou se expressa pela linguagem. Há um conhecimento visual." Ele cita o exemplo de que alguns minutos diante de uma grandiosa obra de arte de Michelângelo terão impacto maior do que a leitura de vários volumes sobre essa mesma obra de arte.
Experiência semelhante é vivenciada com frequência por um psicanalista brasileiro, Sérgio Gabler Pen. Ele conta que, diariamente, após um exaustivo dia de trabalho em seu consultório, ao chegar em casa, primeiramente senta-se em uma poltrona e observa, por alguns minutos, uma das obras de arte que ele guarda em uma sala, situada antes da entrada principal da casa. O psicanalista observa a obra por alguns minutos, até sentir um bem-estar, uma calmaria interior. Então, somente depois de livrar-se da sensação inicial de estresse, entra em casa.
No entanto, é preciso escolher bem a obra de arte, a música, o livro que você vai apreciar. Meishu-Sama ensina: "Haverá uma sólida ligação entre o espírito do artista e o espírito de quem apreciar suas obras. Se o caráter daquele for baixo, o das pessoas também se degradará; obviamente, se for um caráter elevado, terá o efeito contrário" (Fonte: Alicerce do Paraíso, volume 5).
Não é difícil a Arte entrar em sua vida: procure fazer visitas a museus nos finais de semana, assistir a concertos, a peças de teatro ou simplesmente passar algumas horas em uma livraria, onde se podem conhecer livros de História da Arte, por exemplo. Há eventos gratuitos e de boa qualidade que você pode frequentar com a família. Dê esse presente a você mesmo e tenha certeza de como irá se surpreender. Sinta-se feliz!
Fonte: Revista Izunome
Nenhum comentário:
Postar um comentário