
Introdução
O Projeto Planeta Azul foi idealizado a partir das concepções filosóficas de Mokiti Okada sobre a educação como formação humana. Trata-se da educação que possibilita a formação de um ser humano verdadeiramente feliz. Essa concepção do "homem feliz" identifica-se com as ideias de Comenius (1592-1670), cuja doutrina pedagógica pregava que: "o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas”[1]
Para tanto, a Fundação Mokiti Okada, que tem como missão elaborar projetos sociais a partir das doutrinas filosóficas do seu patrono – Mokiti Okada – apresenta às instituições escolares brasileiras o Projeto Planeta Azul, que faz parte do programa da Divisão Educacional dessa Fundação.
Entendemos que a escola é uma instituição social para transmitir os conhecimentos construídos pela humanidade. Ou seja, todo conhecimento criado e desenvolvido pelo trabalho humano pertence a todos. Cabe a escola dar acesso a esses conhecimentos para que as crianças e jovens possam aprender e usufruir desses bens. A escola também está se responsabilizando, atualmente, pela formação dos valores, pois a maioria das famílias mostra-se fragilizadas no cumprimento dessa responsabilidade.
A sociedade vive hoje momentos de transição desses valores, motivados pela dinâmica da tecnologia, que modificou o trabalho humano e, consequentemente, as relações sociais. Com isso, o indivíduo contemporâneo se encontra numa crise de mudanças de paradigmas. A nova organização da sociedade atual, que está sendo gerada por esta mudança na forma do trabalho humano, especialmente em função das novas tecnologias, é a causa principal do fenômeno que provoca rápidas transformações no modo de se comportar dos indivíduos. Com isso, o homem atual se tornou materialista e egoísta. O sentido de coletividade se perdeu na sociedade contemporânea.
Mokiti Okada atribui à educação a importância de formar homens que tenham o sentimento altruísta bem formado. Ele nos diz que:
O real objetivo da Educação é formar homens íntegros, que façam da justiça o seu código de fé e se esforcem para aumentar o bem-estar social, contribuindo para o progresso e elevação da cultura. Mokiti Okada[2]
Portanto, o Projeto Planeta Azul pretende oferecer às instituições escolares um instrumento, para auxiliar o professor na condução da formação desse homem altruísta e espiritualista.
Apresentação do Projeto
Com base nos pensamentos filosóficos idealizados por Mokiti Okada, o Projeto Planeta Azul possui uma dinâmica pedagógica que utiliza a Revista Planeta Azul, no formato de histórias em quadrinhos (HQ), a fim de instigar o aluno à reflexão da importância do bem estar do seu grupo social, a partir das suas ações. Ao modificar as ações individualistas, para ações altruístas, visando o bem estar de todos, o aluno constrói uma visão da sua responsabilidade como cidadão.
A escolha da HQ se deu por entendermos que funcionam como instrumento de incentivo à leitura infantil, devido a sua conotação lúdica. Ou seja, a sua formatação colorida e ilustrada, promove a interação do mundo da criança com os personagens.
As histórias dessas revistas trazem temas que são sugeridos pelas professoras e alunos que participam do projeto e são discutidos baseados nas orientações de Mokiti Okada. Assim, atendendo às necessidades de se refletir em sala de aula, este ou aquele tema, como por exemplo, violência, amor filial, respeito, etc., os personagens da revista formarão a trama necessária para a reflexão.
Também os exemplos de modificação de comportamento das crianças, na escola ou na família, se transformam em histórias, interagindo com os leitores através das cartas que são enviadas pelos mesmos à Fundação.
Os personagens são animais e crianças que se entendem perfeitamente, num ambiente escolar. Os temas procuram possibilitar às crianças a oportunidade de levar a discussão da sala de aula para a família, já que todas as crianças do projeto recebem uma revista para seu manuseio particular.
Juntamente com a Revista Planeta Azul, o projeto oferece cursos de formação aos docentes e especialistas das escolas, que irão trabalhar em sala de aula ou nas orientações aos professores. Esses cursos apresentam a metodologia utilizada e preparam os professores para o reconhecimento das necessidades de seus alunos. São ministrados por professores especialistas em cada ciclo da aprendizagem e com experiência nos resultados que as escolas participantes nos apresentam.
Objetivo do Projeto Planeta Azul
O Projeto Planeta Azul tem como objetivo geral levar à sociedade, através da educação escolar, as idéias filosóficas de Mokiti Okada, que visam orientar uma educação capaz de formar o homem altruísta e espiritualista, ou seja, o individuo bem desenvolvido na sua responsabilidade de cidadão.
Tempo de duração
Após a confirmação da escola de trabalhar o Projeto Planeta Azul, a equipe de professores da Fundação fará um cronograma de atuação de acordo com a necessidade de cada escola.
O planejamento abrange todo o ano letivo, com acompanhamento mensal da equipe do Educacional aos professores, famílias e gestores. As revistas são distribuídas mensalmente. Ao final de cada ano, promovemos uma avaliação do trabalho para novos planejamentos, se for do interesse da escola.
[1] HAIDT, Regina Cazaux. Curso de Didática Geral. 8 ed. São Paulo: Ática, 2006, p. 16.
[2] Filósofo religioso contemporâneo japonês, fundador do Movimento Mundial Messiânico, cujo objetivo é a construção de uma nova cultura para um mundo de verdadeira harmonia entre o homem e a natureza.
Criação dos Pesonagens: Mauro Vieira
Coordenação Geral: Miguel Angelo Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário