terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quem agradece só tem a ganhar



Ser grato é uma escolha. Tomar conscientemente essa decisão exige disciplina, mas o corpo, a mente e o espírito agradece, proporcionando a autorrealização

Por Adriana Rodarte

Estudos científicos recentes de Robert Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, relatam que as pessoas que conseguem agradecer cada pequena coisa que acontece no seu dia a dia, são as que mais obtêm bons resultados e se sentem bem consigo mesmas e mais próximas dos outros. “É uma das poucas coisas que pode mudar a vida de uma pessoa”, garante Emmons.

De acordo com as pesquisas, a gratidão está ligada a uma melhor qualidade de sono, de relacionamento pessoal; mais humor e satisfação pessoal, vitalidade, felicidade, otimismo, esperança, generosidade e empatia. Já a ingratidão relaciona-se com o estresse, a ansiedade, a depressão, a inveja, o materialismo e a solidão.

Saber agradecer quando se consegue algo tão almejado é muito fácil. Tem o gostinho do desafio superado, da valorização da potencialidade individual e da autoestima.

Contudo, é preciso lembrar primeiramente que isso são bênçãos de Deus, assim como o que aparentemente não é tão agradável também é uma manifestação de Seu amor para a purificação da alma e a conquista da verdadeira saúde, paz e prosperidade.

Certamente, todas as vitórias são merecimento de cada um e dependem do esforço, da dedicação, do sentimento, do pensamento e das atitudes. Sob outra perspectiva, o espírito de gratidão é o canal de ligação com Deus, pois ao agradecer constantemente tudo o que acontece em sua vida, o homem reconhece a vontade Divina para estabelecer o Paraíso Terrestre, aceita as dificuldades como aprimoramento necessário para seu crescimento interior e se preocupa em fazer o bem para cumprir sua missão e alcançar a felicidade.

Meishu-Sama orienta: “É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. (...) Assim, quem vive agradecendo torna-se feliz; quem vive se lamuriando, caminha para a infelicidade. A frase ‘Alegrem-se que virão coisas alegres’, expressa uma grande verdade”.(1)

Com isso, o ponto vital é refletir sobre o que pode ser melhorado e não apenas sobre o que se quer conseguir. Com treino, paciência, otimismo e humildade, pode-se fazê-lo com a maior naturalidade.

Segundo uma pesquisa realizada em 2002 pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, as pessoas com alto nível de felicidade são aquelas que têm mais capacidade para fazer amigos e manter fortes laços afetivos com eles. Quando o homem se torna prestativo e atencioso, recebe das pessoas muito mais do que reconhecimento. Recebe gratidão. Assim, fica comprovado que quanto mais o indivíduo fizer o bem, mais luz ganhará e mais feliz será.

Portanto, o primeiro passo é começar a fazer o próximo feliz. E para desenvolver essa prática do altruísmo são fundamentais dois pontos básicos:

_ Saber ouvir e procurar compreender o que realmente a outra pessoa está querendo falar para ganhar sinceramente sua confiança, amizade e, assim, poder realmente ajudá-la;
_ Antecipar os fatos, sendo capaz de perceber uma necessidade futura.

Com isso, é importante ficar atento para sempre demonstrar a gratidão com atitudes simples, ser atencioso e prestativo.

Fica a seguinte sugestão: anote diariamente tudo o que recebe de bom, por mais simples que seja. Isso fará com que você grave em seu coração todas essas coisas e passe a ver quantas razões tem para agradecer.

(1(1) Ensinamento intitulado O homem depende de seu pensamento, Alicerce do Paraíso, vol. 04, p 41.

A vida é som, movimento e música


Melodias agradáveis induzem a liberação de substâncias no corpo que causam sensação de relaxamento, boa disposição física e bem-estar.
Por Adriana Petrov Rodarte, em 08/09/10


Desde a Antiguidade, a música é usada para tratar doenças, atrair energia positiva e colocar o homem em contato com a natureza. De acordo com matéria publicada no site da Folha de S.Paulo (www.folha.uol.com.br), em 26/08/10, índios caingangues e terenos da aldeia Icatu, em Braúna (499 km de SP), fizeram a dança da chuva no dia anterior, numa tentativa de pôr fim à estiagem e ajudar as plantações. Segundo o pajé, quando a chuva vier, será para todos: “Não vai chover só na aldeia, vai chover para todo mundo”.

Assim, verifica-se que a música é cultura, é arte, é canal de ligação com Deus.

Em dezembro de 2007, foi publicado um artigo no jornal “Critical Care Medicine”, revelando uma resposta fisiológica à música em pacientes que estavam em tratamento pós-cirúrgico. Ao escutarem as músicas do compositor austríaco, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), depois que o efeito dos sedativos não agia mais, eles tiveram certa aceleração no hormônio de crescimento, que é determinante para a cura de enfermidades.

A consequência foi uma redução na pressão sanguínea e nos batimentos cardíacos. Além disso, houve uma menor necessidade do uso de analgésicos e queda em alguns hormônios ligados ao estresse. Um primeiro experimento sob essa perspectiva foi publicado em 1993, na revista Nature, e ficou conhecido como “efeito Mozart”. Os autores comprovaram que estudantes universitários expostos às músicas eruditas por breves períodos de tempo, especialmente as de Mozart, melhoraram suas habilidades de raciocínio.

Da mesma forma, recentemente foi descoberto por um grupo de neurocientistas da Universidade de Helsinki, na Finlândia, que até mesmo vítimas de derrame cerebral podem ser beneficiadas com o uso de melodias. Ao constatarem que elas estimulam o sistema nervoso, verificou-se que podem ativar várias áreas do cérebro simultaneamente, acelerando o processo de recuperação.

A música é uma linguagem intrínseca a todo ser vivo, visto que animais e plantas, por exemplo, também reagem às sensações ao seu redor. Ela também pode ser motivadora, pois tem a capacidade de encorajar, animar, transmitir segurança e interagir com a parte mais subjetiva de cada um. Isso acontece porque o conjunto das emoções pode estar engajado dentro de ritmos e harmonias dos mais diferentes estilos musicais e expressões culturais de forma lúdica.

Saber tocar ou ter conhecimento musical não são requisitos necessários. É preciso apenas sensibilidade: "A música atinge em cheio o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções, pela motivação e pela afetividade", explica Maristela Smith, coordenadora da Clínica de Musicoterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo. "Pacientes portadores do Mal de Alzheimer, por exemplo, resgatam aspectos da memória com canções e sons de rotina", diz a especialista.


Meishu-Sama ensina que a Arte é a representação do Belo e que sua missão é elevar o caráter do homem. Para ele, as vibrações espirituais emitidas pela alma do artista tocam a sensibilidade das pessoas por intermédio dos instrumentos musicais, dos cantos, das danças e das demais manifestações artísticas. “Por isso, a Arte deve ser de nível elevado, uma arte que deleitando a pessoa, eleve o seu sentimento”, afirma.


Para a professora de música, Wanda Spisso Borghese, a música é a Arte que ajuda a exteriorizar o júbilo, o amor, a crença nos poderes supremos e o desejo de dançar. Ela conta que foi procurada pela família de uma professora de Educação Física, que fora submetida a uma cirurgia no cérebro devido a um aneurisma, para ajudá-la por meio da música a superar uma das sequelas: dificuldade de assimilar os fatos. “É sempre um grande desafio, mas muito gratificante também. Hoje ela canta muito afinada todas as músicas que aprende e já consegue tocar algumas peças no piano”, comenta a professora. “Ela tornou-se muito alegre, cheia de vida e, sempre quando há aula, diz que é o dia mais feliz de sua vida”, continua.


A musicoterapia pode ser aplicada desde a vida intrauterina, pois pesquisas provaram que o feto reage ao som e, por ser estimulado desde cedo, nasce com maior capacidade de desenvolver seu potencial. As sessões incluem música e recursos sonoros variados como CDs, vozes, instrumentos e até mesmo ruídos. A avaliação é realizada de acordo com a reação do paciente diante de cada som.


Benefícios da musicoterapia:

• Estabilidade emocional;
• Redução da ansiedade;
• Diminuição de estresse;
• Autoconhecimento;
• Melhoria na respiração;
• Aprimoramento nos relacionamentos interpessoais;
• Melhor controle do tônus postural e muscular;
• Desenvolvimento neuropsicomotor;

• Reabilitação do equilíbrio e dos movimentos;
• Desenvolvimento cognitivo;
• Redução de espasmos;
• Relaxamento emocional e muscular;
• Desenvolvimento social e escolar;
• Aumento da concentração;
• Possibilidade de extravasar sentimentos e emoções.

Presidente Lula agradece a Fundação pelas ikebanas montadas em seu gabinete


O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, recebeu o responsável da Fundação Mokiti Okada em Brasília-DF, o reverendo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Éden Mendes, e a professora da Academia Sanguetsu, Aiko Habe, no dia 10 de dezembro, no Palácio do Planalto, para agradecer a instituição pela elaboração dos arranjos florais em seu gabinete durante esse oito anos no governo.

Na oportunidade, o rev.Éden explanou sobre as atividades da Fundação e se colocou ao inteiro dispor para dar continuidade na elaboração dos arranjos no governo da nova presidente Dilma Roussef. Lula manifestou a vontade de conhecer o Solo Sagrado de Guarapiranga, localizado na região sul de São Paulo, que conserva parte da Mata Atlântica e é um dos maiores espaços de contemplação da natureza e meditação no Brasil. Ele encerrou o encontro agradecendo aos professores da Academia Sanguetsu pelo trabalho realizado.

A Fundação Mokiti Okada, por meio da Academia em Brasília, desde o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, tem sido a responsável pela montagem das ikebanas nos gabinetes da presidência, vice-presidência e assessores. Semanalmente, são elaboradas dezoito ikebanas dos mais variados tipos, sempre no estilo Sanguetsu. As flores são compradas pelo Palácio do Planalto, bem como, o transporte das professoras e do material utilizado (galhos, folhas e flores) também são da responsabilidade do gabinete da presidência.

Um grupo de professores voluntários, orientados pela professora Aiko Habe realiza o trabalho com o objetivo de ornamentar e criar um ambiente paradisíaco no local mais importante da República Federativa do Brasil.




Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação Mokiti Okada
Jornalista: Rosana Cavalcanti
MTB - 3142/11/191 - PR

Palestra do Mês


Culto Mensal de Agradecimento

Solo Sagrado de Guarapiranga

6 de fevereiro de 2011

Rev. Hidenari Hayashi

Bom dia a todos!

Quero parabenizar a todos os senhores pela dedicação em prol da expansão da Luz do Messias Meishu-Sama por todo o Brasil.

Bem, acabamos de ouvir o maravilhoso relato de experiência de fé do senhor Osmar Justino, que alcançou muitas graças inesperadas, depois de mudar o foco do seu sonen, procurando se tornar uma pessoa mais útil na Obra de Salvação da humanidade.

Isso comprova claramente o que Meishu-Sama escreveu no ensinamento lido hoje, quando afirma: “Deus salva a qualquer custo as pessoas que lhe são úteis.”

O senhor Osmar ganhou a permissão de experimentar a alegria de vivenciar todas aquelas graças, em um pequeno espaço de tempo.

Isso, realmente, só pode ser fruto da Força do Messias, que se manifesta quando tomamos a decisão de colocar a felicidade do próximo à frente da nossa, procurando fazer as práticas de amor altruista.

Será que todo mundo não gostaria de receber a força do Messias, igual o senhor Osmar?

Mas eu digo aos senhores, que ele não é uma exceção!

Qualquer um de nós pode receber essa Força do Messias. Basta se tornar uma pessoa que seja útil à Obra de Salvação de Meishu-Sama, ministrando bastante Johrei e praticando o altruísmo.

Anteontem, no dia 4 de fevereiro, foi realizado no Solo Sagrado de Atami, Japão, o Culto do Início da Primavera, com a presença de Kyoshu-Sama.

Desta vez, uma grande caravana composta por mais de 260 pessoas viajou ao Japão e representou todos os messiânicos brasileiros nesse culto que tem um significado muito importante dentro da nossa doutrina.

Meishu-Sama explica que todos os anos, no dia 3 de fevereiro, chamado de Setsubun, a atuação de Deus intensifica no sentido de ajustar as contas dos pecados e impurezas do mundo da noite e por isso, as purificações se tornam mais intensa.

E o dia seguinte, 4 de fevereiro, é chamado de Início da Primavera, como o primeiro dia dessa nova fase do Plano Divino.

Todos nós messiânicos, quando recebemos o Ohikari, recebemos também a missão de levar essa mensagem a todas as pessoas, de que a Luz está cada vez mais aumentando, e por isso, as purificações também vão se intensificar.

Talvez um exemplo disso, sejam as recentes catástrofes que vem acontecendo devido às fortes chuvas, pricipalmente nas regiões sudeste e sul.

Nesse sentido, milhares de messiânicos, movidos pelo amor altruísta, colaboraram muito nas campanhas emergenciais promovidas pela Fundação Mokiti Okada, que já arrecadou mais de 33 toneladas de doações não-perecíveis, que foram encaminhadas para as instituições governamentais que dão apoio às vítimas das fortes chuvas, que ainda continuam, por exemplo, em Santa Catarina.

Neste mês de fevereiro também, vamos continuar o nosso empenho na prática do Johrei e do amor altruísta, para poder receber a Força do Messias, e ultrapassar as grandes purificações.

Muito obrigado e boa missão a todos!

Ensinamento do Mes

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
FEVEREIRO 2011

“Desejo que salve minha vida, desejo que cure minha doença”. A pessoa pedindo assim, Deus poderá dizer: “Você está na Fé, não está? Portanto, de minha parte, darei um jeito. Não é preciso pedir com tanto apego. O fato de me acharem assim tão desumano, não é nada agradável. Se você veio solicitar minha ajuda, farei qualquer coisa para salvar sua vida”.


Nas religiões tradicionais, que dizem que o homem será salvo se tomar banhos, jejuar, rezar 100 vezes etc., o deus não é verdadeiro. É Satanás, sem dúvida. O Amor de Deus é grande e profundo, por isso a salvação depende do homem. Desde que o homem confie e recorra a Deus, deixando a vida por Sua conta, Ele não pode deixar de salvá-lo. Uma vez que o problema foi entregue em Suas mãos, a responsabilidade de Deus torna-se mais pesada. Assim, da Sua parte, a salvação torna-se bem mais fácil. Quanto a esse modo de pensar, é, sem dúvida, Daijo e Shojo. Deus salva, a qualquer custo, as pessoas que lhe são úteis. Aquelas que O atrapalham ou são inúteis, Ele deixa de lado e espera pelo tempo certo, até que elas ganhem compreensão. Deus tem um poder incrível; portanto, basta Ele querer, que poderá salvar facilmente. A dificuldade está em reunir pessoas que tenham condições para serem salvas. Por isso, é preciso que o homem adquira essas condições.

Meishu-Sama em 27 de junho de 1953
Fonte: O Pão Nosso de Cada dia (página 311)

Experiencia de Fe

Osmar Justino
JC Vila Prudente – São Paulo Capital


Bom dia a todos!
Meu nome é Osmar Justino, sou messiânico há dezesseis anos, e minha esposa há 39 anos. Gostaria de relatar aos senhores, a experiência na prática da fé que nós dois vivemos nos últimos meses.
Em agosto do ano passado, estávamos passando por uma fase de intensa purificação, que perdurava há anos em nossa família.
Tínhamos pendências com cartão de crédito, utilização de cheque especial, e muitas contas atrasadas.
Por outro lado, vivíamos um grande conflito familiar com meu sobrinho, devido a um confuso processo de inventário de um terreno que estava pendente há mais de 30 anos.
E, o mais difícil, eram os conflitos com meu filho mais novo de 28 anos que fazia uso excessivo de bebidas alcoólicas, estava desempregado e, constantemente, era muito agressivo comigo e com minha esposa.
Em preparação para o Culto às Almas dos Antepassados, fomos entrevistados pelo Responsável do Johrei Center, e comunicamos a ele todos esses nossos sofrimentos.
O ministro então nos orientou sobre a importância de deixar um pouco de lado nossos problemas e procurar nos tornarmos úteis a Deus e a Meishu-Sama.
E para manter o foco nessa Obra de Salvação, explicou que tínhamos de ter o forte sonen de querer salvar a vida de pelo menos, cinco pessoas, fazendo diariamente a prática do Sonen de Altruísmo.
Para alcançar esse objetivo, ele nos orientou a colocar o verdadeiro sentimento em todas as nossas dedicações, como o atendimento às pessoas que visitam o Johrei Center, nas aulas do ensino que ministramos, na ministração de Johrei, na leitura de ensinamentos, no donativo de gratidão diária, enfim, em todas as práticas de ações altruístas.
Ao final da entrevista, eu e minha esposa saímos da sala muito emocionados e determinados a cumprir corretamente e com obediência
todas as orientações recebidas, inclusive, dispostos a oferecer uma gratidão especial no Culto aos Antepassados que aconteceria três meses depois.
Entretanto, sabíamos que, humanamente falando, seria muito difícil concretizar essas nossas metas, mas seria sim, possível, somente com a força do Messias Meishu-Sama e com o apoio dos nossos ancestrais e antepassados.
Assim, elaboramos uma lista dos nossos antepassados e, através da prática do Sonen de encaminhamento, convidamos todos eles a se tornarem úteis ao Messias Meishu-Sama junto conosco, todos os dias, nas nossas práticas da fé.
Pouco mais de um mês de empenho nas dedicações, começamos a sentir a Força do Messias.
Certa noite, meu filho chegou em casa embriagado e muito violento, quebrando vários móveis da casa.
Normalmente, eu perdia a paciência, enfrentava ele, e até brigava para fazê-lo parar com aquele comportamento.
Mas dessa vez, eu fiz diferente. Não reagi em nada, e junto com minha esposa fiz oração no Altar, ministrei-lhe Johrei e, mais tarde, ele pegou no sono. Já sentimos ali, uma coisa diferente dentro da atmosfera da nossa casa.
No dia seguinte, era costume meu filho acordar, e sair de casa sem falar conosco, como se nada tivesse acontecido na noite anterior.
Mas dessa vez foi diferente: ele acordou e veio até perto de mim. Eu olhei para ele, senti que estava diferente e pensei: não vou discutir com ele.
Lembrei-me do meu comprometimento com as orientações recebidas, e apenas lhe disse que eu, como pai, gostaria que ele melhorasse a postura para poder reconquistar a confiança das pessoas.
Ele estava muito diferente.... normalmente quando eu falava, ele levantava a voz, contestando as minhas palavras, não aceitando as coisas que eu dizia.

Mas dessa vez, olhando nos meus olhos, ele me ouviu calado como se realmente quisesse me ouvir. Então eu lhe ministrei Johrei, e expressei o meu sentimento de o quanto eu o amava.
Esse fato fortaleceu ainda mais o meu sentimento, e o de minha esposa, em seguir adiante com as nossas dedicações. A partir daí, tudo começou a mudar em nossas vidas.
Gostaria de relatar aqui as muitas graças que recebi.
Meu filho voltou a receber Johrei espontaneamente, coisa que, até então, não aceitava. Ele melhorou seu comportamento conosco, restabelecendo a harmonia nas nossas relações como pais e filho;
E logo depois, meu filho e sua namorada conseguiram empregos no interior de São Paulo.
Outro grande milagre, foi a conclusão do processo de inventário que se arrastava por 30 anos sem solução, que nos trouxe de volta a harmonia entre eu e meu sobrinho.
Além disso, conseguimos vender esse terreno por um valor bem superior ao que imaginava.
Assim que recebemos a nossa parte, eu e minha esposa fomos rapidamente ao Johrei Center emocionados e, com alegria indescritível, materializamos nosso sentimento de gratidão junto com os nossos antepassados, a Deus e Meishu Sama. Esse foi o donativo especial que, a princípio, achávamos que não conseguiríamos realizá-lo.
Como a Providência Divina é insondável pelo raciocínio humano!
Com isso, pude também, depois de muitos anos de sofrimento, quitar todas as minhas dívidas e pendências financeiras.
Minha aposentadoria passou por um processo de revisão e aumentaram-se os rendimentos mensais;
Eu vinha há algum tempo querendo reformar a casa onde morava, mas nunca conseguia. Agora já estamos reformando-a e até já apareceram compradores para ela.

E a tarefa que recebi de fazer a felicidade de cinco pessoas, consegui fazer o algo a mais, e tive a permissão de encaminhar sete novos messiânicos para receber o Ohikari.
Tudo isso aconteceu em apenas três meses!
Diante de todos estes fatos, pude confirmar que todas as graças que nós recebemos, só foram possíveis de acontecer, após termos nos empenhado em colocar a felicidade de outras pessoas em primeiro lugar, por meio das práticas altruístas.
Com essa postura, merecemos a atuação da Força do Messias Meishu-Sama em nossas vidas e conquistamos a verdadeira felicidade.
Expressamos nossa gratidão aos antepassados por sempre dedicarem junto conosco e ao ministro que nos orientou com muito amor e sabedoria.
Agradecemos a Deus e ao Messias Meishu-Sama por esta oportunidade que nos foi concedida, que realmente, mudou o nosso destino.

Muito obrigado!